top of page

Vereadores do Partido Socialista de Resende apresentaram, na reunião de câmara de Resende no dia 18 de fevereiro, plano de emergência para o território e propostas de reforço do apoio social às famílias.

Vereadores do Partido Socialista de Resende apresentaram, na reunião de câmara de Resende no dia 18 de fevereiro, plano de emergência para o território e propostas de reforço do apoio social às famílias.


Os vereadores do Partido Socialista de Resende deram a conhecer, na reunião de Câmara do dia 18 de fevereiro, um conjunto de propostas estruturantes para o concelho, que dão resposta a duas prioridades absolutas, a reparação urgente dos estragos causados pelas intempéries e a criação de uma rede de proteção social mais alargada para as famílias resendenses.


Um PMRR para reconstruir o nosso concelho.


Perante os fortes ventos e chuvas que assolaram o nosso município nas últimas semanas, causando prejuízos avultados em infraestruturas públicas, propriedades agrícolas e no comércio local, os Vereadores do PS propõem a criação imediata do Plano Municipal de Recuperação e Resiliência de Resende (PMRR).


A nossa proposta é clara e assenta no bom senso e na gestão responsável, dos cerca de 5,3 milhões de euros de saldo de gerência que o atual executivo herdou do anterior, propomos a adjudicação de 2 milhões de euros para arrancar com este plano de emergência.


Este investimento permite-nos avançar no terreno sem burocracias, esperando por fundos comunitários ou nacionais que possam demorar. O dinheiro está lá, é do povo de Resende, e é agora que faz falta.

As intervenções previstas no PMRR serão distribuídas de forma equilibrada por todo o concelho, contemplando desde logo a criação de dois pontos de intervenção deslocalizados em São Martinho de Mouros e outra em São Cipriano ou Felgueiras, abrangendo com mais celeridade e assertividade todo o território.


O plano assenta em quatro eixos fundamentais:


1. Reparação urgente da rede viária e infraestruturas básicas (água e saneamento);

2. Criação de um fundo municipal de apoio a famílias, agricultores e comerciantes locais;

3. Obras de mitigação de cheias e consolidação de taludes;

4. Reforço e modernização dos meios da proteção civil municipal.


Não podemos ficar à espera. Os Vereadores do Partido Socialista de Resende querem passar das palavras aos atos, utilizando o saldo de gerência para repor a normalidade e a segurança nas nossas freguesias.


Mais Apoio Social: Natalidade, Educação e Saúde


Paralelamente à resposta de emergência, os Vereadores do Partido Socialista apresentaram também um pacote de contributos para a revisão de regulamentos municipais, com o objetivo de tornar Resende um concelho mais atrativo para as famílias.


Defendemos um reforço significativo do apoio à natalidade, propondo um subsídio total de 1.500 euros por nascimento, dividido entre um pagamento único de 500 euros e um reembolso de até 1.000 euros em despesas realizadas no comércio local, injetando assim dinheiro diretamente na economia do concelho.


Na educação, propusemos um novo modelo para as Bolsas de Estudo, que valoriza o aproveitamento escolar e cria critérios justos de escalonamento consoante o rendimento per capita das famílias, alargando ainda o apoio a alunos de mestrados e Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), bem como um valor mínimo para todos os que não se enquadram no escalonamento.


Por fim, na área da saúde, apresentámos uma proposta inovadora de apoio à vacinação infantil, garantindo a gratuitidade na aquisição de vacinas não incluídas no Programa Nacional de Vacinação para todas as crianças e jovens dos 0 aos 18 anos, desde que adquiridas nas farmácias do concelho.


Conclusão


Os Vereadores do Partido Socialista apresentam soluções. Temos propostas para resolver os problemas do presente, com o PMRR, e para preparar o futuro, com mais e melhores apoios sociais.


É com este sentido de responsabilidade e proximidade que os Vereadores do PS levaram estas propostas a reunião de Câmara, esperando contar com a sensibilidade de todos para, juntos, fazermos de Resende um concelho mais resiliente, mais justo e mais acolhedor.


Jorge Caetano e Vera Cardoso

Os Vereadores do Partido Socialista de Resende

#resende #PartidoSocialista #concelhiapartidosocialistaresende

bottom of page